sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Blind (2011)

Faz um tempo que não posto nada relacionado a um drama ou filme em específico. Desssa vez, escolhi um filme que assisti recentemente, no começo do ano, e que entrou para minha lista de favoritos.



Informações:

Título: Blind / Beulraindeu
Gênero: Suspense
Sinopse: Uma estudante universitária desaparece um dia e mais tarde é descoberta como uma vítima de um atropelamento. Supondo que o sequestrador e o motorista são a mesma pessoa, a polícia começa a investigar o caso que tem duas testemunhas: Soo Ah, uma deficiente visual que um dia fora uma estudante promissora na universidade nacional de polícia, e Gi Sub, um jovem que por acaso viu o atropelamento. O caso fica ainda mais complicado quando as duas testemunhas contam diferentes versões sobre o acidente (Fonte: DramaFans Fansub).

Elenco: 
Kim Ha Neul como Min Soo Ah
Yoo Seung Ho como Kwon Ki Sub
Jo Hie Bong como Detetive Jo
Yang Young Jo como Myung Ji 

---


O que dizer sobre a história

Para quem curte um bom suspense, assim como eu, não irá se decepcionar com esse filme. A história prendeu minha atenção do início ao fim, em uma mistura de cenas emocionantes, tristes, fofas e, alguns momentos, até engraçadas.

Já no começo, é possível sentir a conhecida sensação de ansiedade que esse gênero de filme provoca. Antes de realmente entrar no contexto em que se desenrola a história, temos uma breve prévia da personagem principal, parte importante no desenvolvimento do filme.
Aqui descobrimos o porquê Soo Ah ficou cega.


3 anos depois, encontramos Soo Ah ainda adaptando-se com uma nova vida. Afastada da academia de polícia, ela mora em um apartamento com sua cachorra guia, Seul Ki. A canhorra é como um membro da família para Soo Ah, o que não é estranho uma vez que a mulher muitas vezes torna-se dependente de Seul Ki, principalmente para se locomover.

Graças a cachorra, nos temos algumas cenas fofas no filme.


Ao longo da história, assistimos as dificuldades que um deficiente visual pode enfrentar durante sua rotina. Enquanto vai atravessar uma rua, tenta fazer sua comida sozinha, ou mesmo diante de qualquer situação perigosa.

Em contrapartida, vemos também sua força, além de demonstrar que a perda da visão não inibe nossa capacidade, quando ainda temos os outros quatro sentidos como guias.


Soo Ah tem a oportunidade de mostrar isso quando se envolve, sem querer, em um caso de atropelamento...

Em uma noite chuvosa, Soo Ah espera pacientemente um táxi para voltar para casa. Algum tempo se passa até que um carro para e o motorista se oferece para levá-la. Ela então entra no suposto táxi.

O motorista se mostra gentil, até o momento em que lhe oferece um café, insitindo para que ela o beba. Durante uma discussão entre os dois, causada pela insistencia dele em ajudá-la a abrir a garrafa com o café, o homem acaba desviando os olhos da estrada. O carro colide com algo, que ele diz ser apenas um cachorro.

Apesar disso, pelo barulho e o impacto da batida, Soo Ah tem certeza que se trata de uma pessoa. Mas ao tentar ligar para polícia, o desconhecido acaba fugindo, deixando para trás sua testemunha.


Na delegacia ninguém leva a sério a afirmação de Soo Ah sobre ser um caso de atropelamento e fuga. Exatamente por ela ser cega. Depois de ser dispensada, no entanto, ela é chamada mais uma vez a delegacia para dar seu testemunho, pois houvera um caso de desaparecimento no mesmo dia do atropelamento.

Conhecemos então o detetive Jo. Inicialmente, ele também subestima Soo Ah até que ela demostra suas habilidades com a audição e olfato.

A partir de então, o detetive vai contar com a ajuda de Soo Ah na investigação, já que ela teve contato com o suspeito. 
Durante a investigação aparece mais uma testemunha do caso. Ki Sub também afirma ter visto com carro do suspeito, enquanto ele fugia do local. Enquanto Soo Ah afirma ter entrado em um táxi, a nova testemunha declara que na verdade era apenas um carro.

Depois de uma breve discussão sobre o tema, detetive Jo conclui que o Ki Sub não viu nada no dia do acidente, e apenas foi a delegacia pelo dinheiro que estavam oferecendo a novas testemunhas.


Mas um tempo depois, acaba descobrindo que o jovem era sim uma tesemunha, quando este é alvo de uma tentativa de assassinato. Logo Soo Ah também recebe ameças do suspeito, iniciando a parte clímax do filme.

 O Vilão



Já conheci diferentes tipos de vilões, ao longo dos dramas/filmes vistos. Os chatos, os frustantes, os engraçados... Mas foi a primeira vez que achei um vilão "nojento". Acho que denominaria assim, o que senti enquanto via suas cenas durante o filme. 

O cara era um psicopata dos tensos. Espere algumas cenas fortes nesse filme.

Quando você menos esperava, ele aparecia de alguma maneira perto de Soo Ah... Mesclando suas cenas com outras vítimas com a perseguição da sua testemunha.

Bom, mas sem ele o filme não teria graça nenhuma, afinal devo a ele os momentos de ansiedade enquanto assistia.




Uma cena marcante

Em cada drama/filme que sobre o qual escrevo, sempre destaco alguma cena que me chamou atenção enquanto assistia. Combinando com o gênero do filme, dessa vez eu escolhi uma cena de perseguição entre nosso vilão e Soo Ah, que teve a essencial participação Ki Sub e Ki Seul.

A cena acontence na estação de metro. Soo Ah não percebe que está sendo seguida pelo vilão, no entanto, de alguma maneira Ki Sub acaba reconhecendo-o e entra em contato com a mocinha para avisá-la.



Através de uma chamada com vídeo, Ki Sub tenta guiar e ajudar Soo Ah a escapar do vilão. Vemos então, uma das cenas mais emocionantes do filme. 

Ki Sub deixando de lado sua rebeldia para ajudar Soo Ah e a lealdade e afeição entre Soo Ah e Ki Seul. Tudo misturado a ânsia de vê-la escapar do asqueroso vilão.

É o momento para prender a respiração e evitar piscar para não perder nenhum detalhe.





Então, recomenda?

Um filme recomendadíssimo. Um enrendo bem trabalhado, com um elenco muito bom. Os personagens interessantes, cada qual com suas particularidades. Eu ri em alguns momentos com o detetive Jo, suspirei e me emocionei com Ki Seul e torci por Soo Ah e Ki Sub (apesar de não me conformar com aquele cabelo dele. Mas acho que fazia parte da sua personalidade rebelde).  E por fim, praguejei mil vezes contra o vilão... Fazia um tempo que não praticava isso rs.

Enfim, Blind é um ótimo filme para terminar a noite. Um suspense, com leves pitadas de "fundo moral".



Onde encontrar:
Asia Team (espanhol)


Para ver outras imagens do filme, clique aqui. Não resisti, os closes da Kim Ha Neul estão muito perfeitos rs
 

0 comentários:

Postar um comentário